O siri-azul (Callinectes sapidus),siri-tinga ou simplesmente siri,é um pequeno crustáceo decápodo encontrado nas águas costeiras do Oceano Atlântico e Golfo do México.Em seu nome científico,calli é grego para "bonito",nectes para "nadador",e sapidus é latim para "saboroso".
Os predadores naturais do siri-azul incluem enguias,trutas e alguns tubarões.O siri azul é omnívoro e consome tipicamente bivalves,anelídeos,peixes e quase todo o outro artigo que puderem encontrar,incluindo cadáveres.
É um dos maiores siris do litoral brasileiro,chegando a ter mais de 15 cm de envergadura.A fêmea é menor do que o macho.O último par de patas locomotoras é modificado,funcionando como remos.Aquela pode pinçar com muita rapidez,causando pequenos ferimentos.A fêmea apresenta abdômen largo e arredondado,cujos apêndices são usados para carregar os ovos quando está ovígera.
O habitat preferido são as praias lodosas,tanto rasas como profundas,e pode subir pelos riachos que desembocam no mar,sendo abundante sua ocorrência em água salobra.Alimenta-se de detritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário